Superstições Japonesas

quinta-feira, 17 de abril de 2008

É difícil acreditar que um país tecnológico e inovador e, porque não dizer, futurista como o Japão ainda segue superstições, meishin, em japonês. No entanto, pode-se acreditar que uma cultura milenar mantenha crenças seguidas principalmente pelo significado das palavras.

Números
Os números são fundamentais no cotidiano japonês e são as principais superstições dos nipônicos. O número 4 significa "shi" em japonês, assim como o ideograma da morte. Esse número faz com que hospitais não tenham leitos nem quartos com esse número, prédios não possuam 4º andar, vagas de estacionamento com o número quatro sempre estão vazias. Até os omiyages (lembranças, presentes) não devem ter 4 peças ou unidades.
Os números 42 (shi ni) e 420 (shi ni rei), pronunciados separadamente significam, respectivamente, "morrer" e "espírito". Esses números também não aparecem em leitos de hospitais.
Além dos números que envolvem a morte, o número 9 (ku), que significa "agonia" ou "tortura", também é evitado, porém com menos intensidade.

Gato Preto
Assim como no Brasil, gato preto traz má sorte.

Aranhas
Dizem que matar aranha à noite significa que você perderá todo o dinheiro que possui. Ver uma aranha de manhã significa, para um comerciante, que trará clientes.Porém, se ver o aracnídeo à noite, significa que traz ladrões.

Assobio
Não deve-se assobiar à noite pois dizem que chamam as cobras. No Japão existe uma serpente venenosa chamada "Habu", originada da região sul/sudoeste, que tem um veneno muito forte.

Sesta
Aquele tão famoso cochilo depois do almoço pode lhe dar uma bela fama no Japão, além de uns quilinhos a mais. Lá uma crendice diz que deitar após comer pode te transformar num bovino.

Manga com leite?
Minha mãe já dizia que comer manga com leite faz mal. Lá no Japão o equivalente à nossa crença popular aqui é comer enguia com "umê" em conserva ou comer tempurá com melancia.

Não estreiar sapatos à noite
Comprou um sapato novo só para ir na balada de Tóquio? Esquece. Dizem que sapatos novos não devem ser usados na primeira vez à noite porque traz má sorte.

Quer ficar rico?
Se você encontrar um pedaço de couro de cobra deve guardá-lo na carteira pois dizem que você ficará rico. Agora tem só um problema: couro de cobra não cai de árvore...

Piso de tatame
Se você for em algum local que tenha piso de tatame, não pise nas bordas, para não atrair má sorte.

Hashi espetado na tigela de arroz
Nunca espete um hashi (talher japonês) em uma tigela de arroz pois acabará provocando o "Além". O tal ato é usado para deixar o arroz no altar em oferenda aos mortos.

De hashi para hashi
Nunca passe a comida do seu hashi para o hashi de outra pessoa. No Japão, após a cremação em funeral os parentes costumam usar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros.

Mil "tsurus"
Os "tsurus" quando reunidos em mil são presenteados à pessoas hospitalizadas desejando a recuperação imediata da pessoa. Quando se dobra uma figura, deposita-se nela toda a fé e esperança de cura do doente. É feito em grupo, formando uma corrente de pensamento positivo.
"Tsuru" ou "grou",além de ser o origami mais comum, é uma ave típica das lagoas ao norte da ilha de Hokkaido.

Diga-me seu tipo sangüíneo (?) que te direi quem és
Muito conhecido nos animes, o tipo sangüíneo influencia no caráter de um personagem, como se pudesse ver sua personalidade através do tipo. A crença também aplica-se às pessoas no Japão. Veja abaixo o "perfil" de cada tipo sangüíneo:
Tipo A - O mais comum no Japão. Pessoas desse tipo são calmas, confiantes e sérias mas também tímidas e acanhadas.
Tipo B - São atenciosos, inteligentes e energéticos, mas também podem ser perfeccionistas ou solitários.
Tipo AB - Personalidades opostas - sensibilidade e calma misturadas com severidade e fúria, além de ser fortemente sentimental.
Tipo O - Pessoas generosas, alegres e bondosas mas ás vezes atrapalhadas e com propensão a acidentes.

Carro funerário
O "reikyuusha", carro funerário, é considerado o maior símbolo de azar no Japão. Quando se vê um deles, esconde-se o dedo polegar, ou seja, fecha-se a mão e coloca-se o polegar debaixo dos outros dedos. O polegar em japonês significa "oya yubi" ("dedo pai"). Assim, o ato simboliza "proteger o pai para não morrer".

Sal
O ato de jogar sal no corpo quando voltar do cemitério ou de um funeral antes de entrar em casa (qualquer casa) é feito não só no Japão como aqui também. Algumas famílias ainda seguem o ritual para não trazer maus espíritos dos cemitérios para dentro de casa.

Texto produzido com material de: Made in Japan e Blog Aprender Japonês